quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

{Receita de Natal} Gingerbreads



Olá formigas de plantão!

Esses dias estive uma correria com as provas da pós, mas agora já passou e vou correr para fazer os docinhos de Natal! O primeiro é esse, uma receita clássica de final de ano: os gingerbreads, ou biscoitos de gengibre. Eles são delicosos e lindinhos! A receita original é no formato de bonequinhos como esse (clica aqui), mas você pode usar o que quiser, estrelinhas, coração, papai noel...

Para quem não gosta de gengibre, não se preocupe. Você pode substituir por canela, fica uma delícia tambem!

Eu fiz para presentear, deu uns 100 biscoitinhos e dividi em 5 presentes. Comprei a embalagem (ficou menos de R$ 2 cada) e montei tudo sozinha, ficou super lindinho! Se você quiser menos biscoitos, é só fazer metade da receita.


Ingredientes

1 xícara (chá) de açucar mascavo (160g)
½ colher (café) de sal (2g)
1 xícara (chá) de amido de milho (100g)
1 e ½ xícara (chá) de manteiga (270g)
3 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo (385g)
1 ovo, batido (cerca de 60g)
2 colheres (café) de bicarbonato de sódio (4g)
3 colheres (sopa) de mel ou melado (80g)
1 colher (chá) de canela em pó (2g)
2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado ou em pó (8g)

Glacê:
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (sopa) de suco de limão
2 claras de ovo

Modo de fazer:

Peneire o açúcar com todos os ingredientes secos. Junte a manteiga, o ovo, o mel e o gengibre. Amasse até obter uma massa homogênea que desgrude das mão, se precisar adicione mais farinha. Embrulhe a massa em filme. Não se preocupe com a consistência, pois a princípio a massa fica muito mole. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada e, com cortadores próprios, corte os biscoitos. Coloque-os na assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga e asse no forno preaquecido até dourar. Depois de frios, cubra-os com o glacê e reserve até secar.

Glacê:
Bata a clara e vá acrescentando o açúcar aos poucos. Junte o suco de limão e bata mais um pouco; o ponto é quando não cair da colher. Se quiser pode tingir com corante!

Amassar / Abrir e cortar / Assar / Decorar!


Olha o exército de gingerbreads que virou a minha cozinha!

Vou contar um segredo para vocês... eu usei açúcar refinado! me arrependi! por isso eles ficaram tão branquinhos assim, mas com mascavo ficam bem mais lindinho!

0 comentários:

Postar um comentário